LASANHA DA NIGELLA

 

LASANHA DA NIGELLA

LASANHA DA NIGELLA uma delícia que você precisa experimentar. Para isso, basta seguir o passo a passo completo e fazer a sua.



INGREDIENTES:

  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de azeite (e mais para untar)
  • 1 cebola (descascada e cortada aos pedaços)
  • 1/2 colher de sobremesa de sal fino
  • 500g de carne picada
  • 60ml de vinho tinto ou Vermouth
  • 1 litro de polpa de tomate (e 1L de água)
  • 2 bolas de mussarela (que não de búfala) (de 125gr cada)
  • 500g de folhas de lasanha (seca, não fresca)
  • 350g de fiambre (fatias)
  • 4 colheres de sopa de parmesão ralado


MODO DE PREPARO:

Primeiramente, coloque os ovos em um tacho com água, levante fervura e deixe ferver durante 7 minutos. Em seguida, escorra essa água e coloque o tacho debaixo de água fria. Deixe esfriar no tacho cheio de água fria até que os ovos estejam a uma temperatura a que dê para os descascar. Aqueça o azeite num tacho grande (que tenha tampa), depois adicione a cebola, polvilhe com o sal e deixe cozinhar por uns poucos minutos até que comece a amolecer.


Em seguida, adicione a carne e vá mexendo até que comece a mudar de cor para um cinzento acastanhado. Junte o vinho, depois a polpa de tomate e enchendo o frasco/embalagem da polpa com água, deite essa água também no tacho. Deixe ferver e depois ponha a tampa e cozinhe em lume médio por 5 minutos. Descasque e corte em fatias fininhas os ovos (que se vão desfazer) e corte a mussarela em fatias também finas. Unte um tabuleiro de aproximadamente 34 x 23 x 6 cm com azeite.


MONTAGEM:

Primeiro, coloque uma concha do molho de tomate+carne na base do tabuleiro e depois disponha uma camada de folhas de lasanha por cima (use aproximadamente 1/4 das folhas). Adicione outra concha do molho+carne basicamente só para umedecer as folhas. Depois adicione uma camada de fiambre (usando 1/3 do fiambre) seguido de 1/3 do ovo e das fatias de mussarela.


Em seguida, adicione mais uma camada de folhas de lasanha, 2 conchas do molho de carne, seguidas outra vez de uma camada de fiambre e depois o ovo e as camadas de mussarela. Repita novamente a sequência de folhas de lasanha – 2 conchas do molho – o resto do fiambre – o resto do ovo e da mussarela.


Finalize com mais uma camada de folhas de lasanha. Deite o restante do molho no topo, polvilhe com o parmesão e cubra com papel alumínio – assegurando-se de que as pontas ficam mais ou menos seladas – e coloque no forno durante 1 hora. (Eu coloquei um nadinha de bechamel no topo, mas não sinto que seja necessário).


Quando a hora termina, retire o papel de alumínio (com cuidado) para relevar o topo enrugado de massa e atravesse com uma faca para verificar que a lasanha já está mole. Se não estiver, volte a cobrir e coloque mais 10 minutos no forno. No fim deixe repousar já fora do forno durante 15-20 minutos destapado. Também pode optar por apenas servir já quase à temperatura ambiental, que fica delicioso.

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem